Quem foi Mordecai no Livro de Ester?

Quem é Mardoqueu no livro de Ester?

O primo e tutor de Ester, Mardoqueu, ofendeu Hamã, uma autoridade no reino persa, ao se recusar a prostrar-se diante dele. Hamã recebeu permissão do rei para destruir todos os judeus do reino.

O que significa Mordecai na Bíblia?

Mordecai é um personagem bíblico que surge no livro de Ester (na verdade é primo de Ester). Seu nome deriva da palavra Marduqueu, nome de um Deus da cidade da Babilônia. Significa: empregado, servidor, devoto de Marduk, Deus da guerra, guerreiro de Marduk, empregado do Deus.

O quê Mardoqueu era do rei Assuero?

Os nomes da genealogia de Mardoqueu são provavelmente bem conhecidos como da família de Saul, o rei; Quis, seu ancestral foi levado cativo para a Babilonia em 597 a.C. (1 Sm9:1; 14:51; 1 Cr8:33) e Simei seu parente, que por mera lealdade amaldiçoou a Davi (2 Sm16:5).

Qual o parentesco entre Ester e Mordecai?

Era primo de Ester que era filha de Abiail, tio de Mardoqueu e, pela morte dos pais desta, a adotou, criando-a como filha. Por tal, mereceu a confiança e obediência de Ester, mesmo quando esta saiu de sua casa para ser rainha do rei Achash Verosh (Assuero ou Xerxes I) do Império Persa.

Qual é a diferença entre Mardoqueu e Mordecai?

Mardoqueu (ou Mordecai, dependendo da tradução da Bíblia) foi um judeu que ficou conhecido por criar sua prima Ester como filha (Ester 2:5-7). Foi um homem sábio, que agiu conforme a direção de Deus. Ele ficava assentado à porta do rei e ali sabia dos assuntos da cidade.

Porque Mardoqueu não se curva diante de amanhã?

– Mardoqueu nao se curva para Hama (3.2) pois a palavra hebraica usada denotava adoracao. – Mardoqueu demonstrou suas conviccoes no Deus de Israel não adorando Hama e no discurso com Ester.

Quem queria matar Mordecai?

Hamã planeja enforcar Mardoqueu. Ester 6—O rei lembra-se de que Mardoqueu não havia recebido nenhuma honraria por ter-lhe salvo a vida. Sem saber o que fazia, Hamã planeja a recompensa de Mardoqueu. Ester 7:1–6, 9–10—Ester revela o plano de Hamã para matar os judeus.

O que aconteceu com Mardoqueu?

De manhã, quando Hamã veio para pedir ao rei para enforcar Mardoqueu, o rei mandou Hamã honrar Mardoqueu, vestindo-o como rei e conduzindo-o a cavalo pela cidade para que todos soubessem que ele tinha o apoio do rei (Ester 6:10-11). Naquele dia, em vez de ser morto, Mardoqueu foi honrado!

O que podemos aprender com a história de Mordecai?

Essa história mostra que, além da honra vir na hora certa, o melhor de Deus recai sobre aquele que se coloca em Sua presença, mais que isso, que O obedece acima de qualquer coisa. Mardoqueu fez o que era correto e o que estava ao seu alcance para evitar a morte do rei.

Qual foi a missão de Mardoqueu?

Enquanto Mardoqueu estava à porta do rei, ele descobriu uma conspiração para assassinar o rei Assuero. Rapidamente ele contou à Ester sobre o plano que havia descoberto, e ela informou o rei sobre o que estava acontecendo. Como resultado disto, os dois homens que seriam responsáveis por matar o rei foram enforcados.

Quais as qualidades de Mardoqueu?

Os relatos bíblicos mostram que Mardoqueu foi um homem de caráter exemplar, sua vida é um exemplo de integridade e submissão a Deus. A história de Mardoqueu é importante, pois nos inspira a perseverarmos em integridade mesmo no meio de uma geração corrompida [Fp 2.15].

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.