Quem foi Filemon na Bíblia Sagrada?

O que o livro de Filemom nos ensina?

Com o estudo dessa epístola, os alunos aprendem que, ao entrar para a Igreja de Jesus Cristo, as pessoas tornam-se irmãos e irmãs no evangelho (ver Filemom 1:16). Além disso, os alunos perceberão que os discípulos de Jesus Cristo têm o importante dever de ser misericordiosos e perdoar o próximo (ver Filemom 1:16–17).

Qual o propósito da carta de Paulo a Filemom?

Paulo ao escrever a Filemom, tinha o propósito de interceder em favor de Onésimo, o escravo que tinha fugido de seu senhor, Filemom. Parece que Onésimo havia furtado e causado prejuízos a Filemom. Paulo então faz uma suplica para que Filemom recebesse Onésimo de volta como um irmão em Cristo (vers. 12-16).

Para quem Paulo escreveu a carta de Filemon?

Nessa breve epístola, Paulo pede a Filemom para perdoar o seu escravo, Onésimo, que havia fugido, não mais como escravo, mas como irmão. Paulo, em sua epístola, não descreve o motivo da fuga de Onésimo, o que podemos afirmar é que Onésimo entrou em contato com Paulo na prisão por alguma razão.

O que significa a palavra Filemon na Bíblia?

Filémon era um cristão associado com a igreja ou congregação em Colossas, a quem São Paulo Apóstolo escreveu uma carta particular e que hoje faz parte do cânon do Novo Testamento.

Como Onésimo se converteu?

Ouvindo sua palavra, o escravo foi tocado pela Paixão de Cristo e se arrependeu. Procurando o apostolo, confessou sua culpa e foi perdoado. Assim, Onésimo se converteu e recebeu o batismo do próprio Paulo, que o enviou de volta para o também amigo Filemon com uma carta.

O quê Filemom era de Onésimo?

Onésimo então volta para Colossos com a carta de Paulo em mãos, numa viajem de aproximadamente dois mil quilômetros, dependendo da rota escolhida por ele. Na carta, o Apóstolo roga para que Filemom receba-o não como um escravo fugitivo, mas como um irmão em Cristo.

Qual é o significado do nome Filemon?

Filêmon: Significa “amante”, “aquele que ama” ou “aquele que tem amor”; “o que beija”. Filêmon é um nome de origem grega. Do grego Philémon, apresenta duas possibilidades de étimo.

O que aconteceu com Onésimo?

Uma tradição cristã defende que Onésimo tenha sido libertado por Filemom e passou a ser membro atuante nas obras da Igreja Primitiva, e, mais tarde, tenha se tornado bispo de Éfeso e acabou sendo preso, talvez na época do imperador Domiciano, morrendo apedrejado em Roma.

Quem era Onésimo no livro de Filemom?

Quem era Onésimo? Basicamente Onésimo foi um escravo fugitivo pertencente à Filemom. O nome Onésimo significa “útil”, e era um nome comum dado aos escravos da época.

Quem era a esposa de Filemom na Bíblia?

2) – outra versão interpreta que Filemom é que era casado com Áfia e Arquipo, filho do casal. A carta diz que Filemom era amável e amoroso e que possuía notável fé (agapen kai ten pistisn – v. 5). Somos informados ainda de que sua casa se constituía num oásis, uma sinagoga/igreja (ekklesia – v.

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.