Qual a transitividade do verbo construir?

Qual é a transitividade do verbo criar?

Significado de Criar

verbo transitivo direto Provocar a existência de; fazer com que alguma coisa seja construída a partir do nada: algumas religiões afirmam que Deus criou o mundo. Produzir (alguma coisa); desenvolver ou gerar: já criaram o primeiro clone humano?

Qual é a classe gramatical de construção?

Significado de Construção

substantivo feminino Ação de construir, de dar forma a algo, geralmente partindo de um plano ou projeto elaborado com antecedência; edificação: construção de um complexo de apartamentos.

Qual é o substantivo de construir?

Construir é criar (algo), juntando materiais variados em determinada forma, seguindo determinado projeto, de acordo com o dicionário Oxford. Construção: substantivo feminino que significa “conjunto de técnicas para construir”.

Qual é o significado da palavra construir?

Significado de Construindo

O mesmo que: edificando, erigindo, erguendo, levantando, imaginando, criando, compondo, desenhando, traçando.

Como saber se o verbo é Vtd ou VTI?

O verbo transitivo direto é aquele cujo complemento (objeto direto) não é regido de preposição. O complemento do verbo transitivo direto não é regido de preposição. Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc.

Como saber se é verbo transitivo direto?

Os verbos transitivos diretos exigem algum complemento para terem sentido completo. Esse complemento, por sua vez, não deve ser introduzido por nenhuma preposição. Os verbos transitivos diretos não são seguidos de preposição.

Que classificação gramatical?

Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa.

Qual é a classificação gramatical da palavra?

O que é classe gramatical? É a classificação das palavras em grupos de acordo com a sua função na língua portuguesa. Elas podem ser variáveis e invariáveis, dividindo-se da seguinte forma: Palavras variáveis – aquelas que variam em gênero, número e grau: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo e numeral.

Qual é o plural de construir?

do pl. do Presente do Indicativo do verbo construir, têm essa dupla terminação: tu construis ou tu constróis; ele construi ou ele constrói; e eles construem ou constroem.

O que pode substituir a palavra construção?

7 constituição, implantação, instituição, estabelecimento, instauração, geração, fundação.

Qual palavra substitui construção?

7 constituição, implantação, instituição, estabelecimento, instauração, geração, fundação. Exemplo: Está na hora de avançarmos com a construção de um novo sistema de governo. Estrutura ou esquema: 8 estrutura, esquema, sistema, organização, mecanismo.

Qual a indicação da palavra construindo?

1. Reunir e dispor metodicamente as partes de um todo. 2. Edificar.

O que é VTI exemplo?

Verbos transitivos indiretos (VTI)

São aqueles que exigem complemento com preposição obrigatória, portanto, unem-se ao verbo com preposição. Exemplos: Necessito de férias. Quem necessita, necessita de algo.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

Como saber se é verbo transitivo indireto?

Conheça o verbo transitivo indireto. O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.

O que pode ser preposição?

Preposição é a palavra que tem a função de conectivo. Ela pode ser usada para ligar um termo a outro (por exemplo: dente de leite), ou uma oração a outra (por exemplo: Chegarei daqui a uma hora.). As preposições são classificadas em essenciais ou acidentais.

Quais são os tipos de conjunção?

Conjunções aditivas – expressam soma. Conjunções adversativas – expressam oposição. Conjunções alternativas – expressam alternância. Conjunções conclusivas – expressam conclusão.

O que é a classe gramatical verbo?

O que é verbo? O verbo é uma classe gramatical que expressa ações e acontecimentos, estados ou fenômenos naturais, de acordo com o sujeito que executa o verbo e com o tempo em que a ação foi executada.

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.