Qual a principal doença do quiabo?

Quais são as principais doenças do quiabo?

As doenças mais comuns na cultura do quiabo são: Oídio, murcha de fusário, mancha de ascochyta, cercosporiose, antracnose e murcha de verticílio, ambas causadas por fungos. As doenças causadas por bactérias são: crestamento das folhas, mancha angular e podridão-mole dos frutos.
Em cache

O que é bom para praga de quiabo?

Barreiras vivas podem ser instaladas ao redor do cultivo a fim de evitar a disseminação do inseto. A espécie E. kraemeri, além de causar prejuízos no quiabeiro, é uma praga importante do feijoeiro, com isso, deve-se evitar plantios próximos ou sucessivos dessas culturas.
Em cache

Como acabar com fungos no quiabo?

Misture o bicarbonato de sódio à água. 2° Passo: aplicação. Pulverize preferencialmente no início ou final do dia sobre as plantas atacadas pelo oídio. Dica agroecológica!
Em cache

Como cuidar de um pé de quiabo?

Para o seu pleno desenvolvimento, o quiabo necessita ser cultivado em regiões de temperaturas acima de 20°C, com boa incidência de luz e algumas horas diárias de luz solar. Certifique-se que o solo seja bem drenado, com boa fertilidade e com matéria orgânica satisfatória.

Qual o melhor adubo para o quiabo?

Adubação orgânica: Aplicar em toda a área de cultivo, cerca de 30 dias antes do plantio, de 10 a 20 t/ha de esterco de curral ou de composto orgânico, ambos bem decompostos, ou ainda, 2,5 a 5 t/ha de esterco de galinha curtido ou húmus de minhoca .

O que causa a antracnose?

A antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, ocorre em ramos, folhas, frutos e inflorescências. Os frutos podem apresentar manchas ou lesões escuras um pouco deprimidas por toda a sua superfície, desde o pedúnculo, e com aspecto úmido.

Qual herbicida é usada no plantio de quiabo?

Nas condições dos testes conduzidos em casa de vegeta- ção, os herbicidas trifluralin, cloroxuron, norea, linuron e pro- pachlor mostraram-se os mais promissores para a cultura do quiabeiro.

Como eliminar fungos rapidamente?

Para isso, dilua uma colher de sopa de vinagre em água. Aplique o liquido embebido num algodão na região afetada e deixe agir por pelo menos meia hora. Em seguida, lave e seque bem. O iogurte natural é uma das dicas caseiras mais recomendadas pelos médicos, especialmente pelos ginecologistas.

Como eliminar fungos e bactérias?

Apenas utilizando detergente e sabonete, com uma escovinha, é possível retirar 95% das bactérias e esporos de bactérias que vivem espalhados em diversos ambientes. O segundo método mais eficiente é a desinfecção. Ela tem poder suficiente para eliminar até 98% dos organismos que vivem no ambiente.

Qual é o melhor adubo para plantar quiabo?

Adubação mineral de cobertura: Aplicar 20 a 80 kg/ha de N e 15 a 60 kg/ha de K2O durante o ciclo da cultura. As coberturas (20 kg/ha de N e 15 kg/ha de K2O cada vez) iniciam-se aos 20 dias após a emergência das plantas, podendo ser repetidas a cada 20 a 30 dias, dependendo do desenvolvimento do quiabeiro.

Qual a vida útil de um pé de quiabo?

Em geral, ocorre no período de 60 a 75 dias após a semeadura, em períodos quentes, ou de 85 a 100 dias, em épocas mais frias. Os quiabos devem estar tenros e não fibrosos, com a ponta fácil para ser quebrada com os dedos.

É preciso podar quiabo?

Será que meu Quiabo precisa ser podado? Como uma planta anual, Quiabo não pode sobreviver à geada. Isto significa que a planta morrerá em climas mais frios antes de ficar grande o suficiente para se beneficiar da poda. O corte das plantas ajudará a manter sua forma e poderá até melhorar a produção de frutos.

Qual melhor veneno para antracnose?

Os resultados indicam que o fungicida mais eficaz foi o Imibenconazole. Os produtos com eficácia média foram Triflumizole + Tiofanato metilico, Dithianona, Benomil e Captafol; já os tratamentos com Ziram, Folpet, Clorotalonil e Tiofanato metilico + C lorotaionil foram de baixa eficácia no controle da doença.

Qual o sintoma da antracnose?

Os sintomas típicos da antracnose em vagens de soja são lesões concêntricas escuras, onde se observam pontuações pretas que são as estruturas do fungo(Figura 1). Quando as vagens estão em fase de enchimento e ocorre o ataque da doença, a vagem se rompe e os grãos ficam expostos.

Qual o melhor adubo para plantação de quiabo?

Adubação orgânica: Aplicar em toda a área de cultivo, cerca de 30 dias antes do plantio, de 10 a 20 t/ha de esterco de curral ou de composto orgânico, ambos bem decompostos, ou ainda, 2,5 a 5 t/ha de esterco de galinha curtido ou húmus de minhoca .

Qual a distância entre um pé de quiabo e outro?

– Semeiam-se três sementes por cova espaçada de 30 a 40 centímetros. Entre as fileiras, o espaçamento ideal é de 100 a 120 centímetros. Quando as plantas atingirem de 15 a 20 centímetros, deve-se fazer o desbaste, a fim de deixá-las mais vigorosas.

O que o fungo não gosta?

Fungos necessitam de acidez para que se reproduzam, portanto, proteínas animais, gorduras e carboidratos simples, alimentos que podem deixar o organismo mais ácido, devem ser evitados.

Que tipo de vinagre é bom para matar fungos?

O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.