Qual a linha de pensamento usado pelo Padre Antônio Vieira?

O que defendia o Padre Antônio Vieira?

Padre Antônio Vieira ficou conhecido pela atuação em defesa dos índios. Nascido em Portugal, foi no Brasil que começou a escrever seus sermões e a evangelizar. O religioso fez parte da Companhia de Jesus e defendia, além dos indígenas, a liberdade dos judeus, perseguidos na época pela Inquisição da Igreja Católica.

Qual o principal Sermão de Padre Antônio Vieira?

Os mais famosos sermões de Padre Antônio Vieira são: Sermão da Sexagésima, Sermão Décimo Quarto do Rosário, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda, Sermão da Primeira Dominga da Quaresma e Sermão de Santo Antônio aos Peixes.
Em cache

Qual estilo no Barroco literário o Padre Vieira utilizava?

Foi responsável pelo desenvolvimento da prosa barroca em Portugal e no Brasil. Escreveu em estilo conceptista, cerca de 200 sermões dos quais se destacam: Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda (1640)
Em cacheSemelhantes

Quais são as principais características da obra do Padre Antônio Vieira?

Aliando sua formação como jesuíta e a estética barroca em voga, o Padre Antônio Vieira tornou-se um orador incomparável. Pronunciava sermões que se tornaram a expressão máxima do Barroco em prosa e, uma das principais expressões ideológicas e literárias da Contra Reforma. Pregou no Brasil, em Portugal e na Itália.

Qual é a forma e o estilo privilegiado pelo padre Vieira?

Qual a forma e o estilo privilegiados pelo Padre Vieira? A forma em prosa, típica dos sermões, que são destinados ao púbico que assiste às missas, e o estilo conceptista.

Qual critica António Vieira faz o estilo de sua época?

Vieira também critica outra facção do barroco e usa sempre de grandes argumentos de persuasão em seu discurso. Pregando com diversos recursos, entre eles a retórica, seu Sermão ainda é considerado como um pensamento válido para os dias de hoje.

Qual é a conclusão a que Vieira chega?

ele conclui que o pregador está pregando errado, pois, invés de tentar convencer os homens, eles só pensam neles mesmo não compartilhando direito a palavra de Deus.

O que Vieira defende nos Trechos do Sermão da Sexagésima?

O que é necessário perceber é que, no Sermão da Sexagésima, Vieira critica os exageros do Barroco e os culpa pelo insucesso das prédicas, afirmando que a responsabilidade pela não frutificação da palavra de Deus está também nos pregadores presos à forma e ao estilo rebuscado e de difícil compreensão; nos que não pregam …

Qual é o tipo de linguagem empregada por Padre Vieira Nesse Sermão?

B) Qual é o tipo de linguagem empregada por padre Vieira nesse sermão? Ele utilizava a argumentação por meio de seus sermões para convencer as pessoas a pensarem.

Quais as 4 principais características do Barroco?

As principais características do Barroco

Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

Quais assuntos o Padre Antônio Vieira abordou em seus sermões?

Em seus sermões, padre Antônio Vieira não se limitou à pregação factual, à conversão dos cristãos ou à manutenção da fé; sua obra abordou temas políticos e sociais caros para seu tempo. Polêmico e mordaz, Vieira encontrou dificuldades para fazer valer sua fé e seus princípios.

Qual o estilo criticado por Vieira em seu Sermão?

Grande orador, esse é considerado o seu sermão mais importante, no qual faz uma crítica ao estilo de outros religiosos que, segundo ele, não sabiam pregar: falavam de vários assuntos, sendo alguns ineficazes em suas palavras ou tentanto agradar as vontades dos homens, e não a de Deus.

O que revelam os sermão de Padre Antônio Vieira?

Neste Sermão, Padre Antônio Vieira incita os colonos portugueses a reagirem contra as invasões holandesas no Brasil, apresentando ideias aos seus seguidores de que a presença desses protestantes na colônia resultaria numa série de infortúnios às terras e ao desenvolvimento do próprio Brasil Colonial, seja por meio da …

Quais estilos Padre Antônio Vieira faz uma crítica?

Resposta. Resposta: Sermão da Sexagésima, obra do Padre Antônio Vieira, possui diversos recursos de persuasão e faz críticas ao modo de pregar dos padres. No total o Sermão da Sexagésima é formado por 10 pequenos capítulos, onde ele faz uma crítica ao estilo Barroco e ao Cultismo.

Que tipo de linguagem Vieira usou no período?

Resposta verificada por especialistas

É uma figura de construção chamada anáfora, que consiste na repetição de um termo no início de várias frases.

Qual era a temática dos Sermoes de Vieira?

temáticas morais e comportamentais; defesa do indígena; crítica às desigualdades sociais; intertextualidades bíblicas e com outros textos religiosos, como os de Santo Agostinho.

Qual o estilo criticado por Vieira em seu sermão?

Grande orador, esse é considerado o seu sermão mais importante, no qual faz uma crítica ao estilo de outros religiosos que, segundo ele, não sabiam pregar: falavam de vários assuntos, sendo alguns ineficazes em suas palavras ou tentanto agradar as vontades dos homens, e não a de Deus.

O que o barroco defende?

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.