Qual a importância dos jogos para o desenvolvimento infantil segundo Piaget?

Qual a importância dos jogos para o desenvolvimento infantil?

Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.

Qual a importância do brincar para Piaget?

Piaget (1971, p. 67) diz que "Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois a sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui”.

Qual a importância do brincar De acordo com Freud Vygotsky e Piaget?

Através das brincadeiras a criança reflete, organiza, constrói, destrói, e reconstrói seu universo. A brincadeira mostra como a criança reflete, organiza, desorganiza, constrói e reconstrói o próprio mundo. Mesmo sem entender devemos respeitar, por que o brincar da criança é a sua linguagem secreta.

Qual a importância do jogo para Vygotsky?

Para Vygotsky, os jogos e brincadeiras têm funções efetivas no desenvolvimento da criança. No âmbito escolar o jogos é um vínculo para o desenvolvimento intelectual da criança. Portando é notório que a utilização dessa ferramenta no ensino de matemática é de suma importância.

O que fala Piaget sobre os jogos?

Para Piaget (1975) no jogo predomina a assimilação, ou seja, a criança assimila no jogo o que percebe da realidade, proporcionando alterações das estruturas mentais.

O que diz Vygotsky sobre jogos e brincadeiras?

Segundo o autor é através do jogo que a criança consegue definir conceitos, criar situações que desenvolvam a sua atuação de situações reais, a partir desse processo dinâmico exercendo uma contribuição com a evolução no ensino de desenvolvimento sociais e educacionais.

O que diz Piaget sobre o lúdico?

De acordo com Piaget (1973) a educação e a ludicidade devem unir-se para que haja uma concretização do aprendizado escolar, de maneira que o educador precisa estar sempre observando as habilidades desenvolvidas por elas, e as quais ainda precisam ser revistas e estimuladas em sala de aula.

Quais são os tipos de jogos para Piaget?

Assim Piaget classificou os jogos correspondendo a um tipo de estrutura mental:

  • Jogo de exercício sensório-motor.
  • Jogo simbólico.
  • Jogo de regras.

O que diz Vygotsky e Piaget sobre o lúdico na Educação Infantil?

Conforme Piaget (1998), a primeira linguagem que a criança compreende é a linguagem do corpo, a linguagem da ação. É por meio do corpo que a criança interage com o meio. Já Vygotsky (1978) define o brinquedo como algo que preenche as necessidades da criança, o que significa entendê-lo como algo que motiva para a ação.

Qual a importância do jogo no processo de aprendizagem?

No âmbito da construção da aprendizagem, alguns jogos têm o propósito de auxiliar o aluno na aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio matemático e conhecimentos linguísticos. Já em outros momentos, eles os auxiliam no desenvolvimento afetivo, físico-motor e social.

Qual o principal atributo do jogo de exercício Segundo Piaget?

O jogo de exercício é a fase em que a criança tem de zero a dois anos, tendo como atributo principal a reprodução repetitiva de movimentos e ações sem objetivo prático, unicamente pelo prazer de executar atividades motoras tais como saltar, correr, andar.

Quais as classificações propostas por Piaget em relação aos jogos?

Para Piaget o jogo se caracteriza principalmente por:

  • O jogo é lúdico;
  • A assimilação predomina a acomodação;
  • O jogo estrutura-se pela organização mental;
  • As regras aparecem com a socialização da criança;
  • A imitação permeia a fase inicial do jogo;

Qual a concepção de jogos Segundo a teoria de Piaget?

Na concepção de Piaget, o jogo é em geral a assimilação que se sobressai à acomodação, uma vez que o ato da inteligência leva ao equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, sendo a última prorrogada pela imitação.

Quais são os três tipos de jogos Segundo Piaget?

Assim Piaget classificou os jogos correspondendo a um tipo de estrutura mental:

  • Jogo de exercício sensório-motor.
  • Jogo simbólico.
  • Jogo de regras.

Qual o atributo principal do jogo de exercício Piaget?

O jogo de exercício é a fase em que a criança tem de zero a dois anos, tendo como atributo principal a reprodução repetitiva de movimentos e ações sem objetivo prático, unicamente pelo prazer de executar atividades motoras tais como saltar, correr, andar.

O que é jogo Segundo Vygotsky?

Segundo Vygotsky, “O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações dela mesma”.

O que o jogo desenvolve?

estimula a criatividade; ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.

Qual é o principal objetivo dos jogos?

Qual o objetivo dos jogos e brincadeiras? Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais. “A brincadeira é atividade física ou mental que se faz de maneira espontânea e que proporciona prazer a quem a executa”.

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.