Qual a importância de uma platibanda?

Porquê usar platibanda?

Com a estrutura da platibanda é possível ocultar todo o madeiramento do telhado, assim como, as telhas, calhas e rufos. Em muitas construções, a platibanda assume a função de cobertura para as paredes recuadas, com isso, esse elemento arquitetônico pode proteger as portas e janelas.

O que é melhor platibanda ou telhado?

Além de moderno, a platibanda permite um melhor aproveitamento dos recuos laterais. Outro ponto favorável a favor deste telhado é o fato de apresentar um custo menor que o telhado convencional.

Qual a vantagem de se fazer um telhado embutido?

Esse tipo de estrutura garante muitas vantagens como, por exemplo, economia na compra de madeiras, já que o telhado embutido necessita de uma menor quantidade de madeira quando comparado com um telhado convencional.

Como funciona a platibanda?

A platibanda é uma espécie de continuação da parede externa, que se assemelha a uma mureta feita após o término das paredes e lajes. Sua altura é de aproximadamente 80 cm até 1,2m e tem como objetivo esconder o telhado. Vale ressaltar que alguns projetos não utilizam telhado, mas laje impermeabilizada.

Onde colocar platibanda?

Altura da Platibanda

A platibanda deve ter uma altura de pelo menos 5 cm acima do acabamento final do telhado (considerando o madeiramento), para evitar problemas de execução. No caso dos terraços, por ter fácil acesso de pessoas, a platibanda deve medir pelo menos 1,5 m, para garantir a segurança.

Quais os tipos de platibanda?

A platibanda pode ser de um material acompanhando o restante da construção, que pode ser de alvenaria, blocos cerâmicos, de concreto, ou até mesmo de material metálico. Alguns prédios comerciais possuem platibanda de pré-moldado.

Como proteger a platibanda?

O rufo é a proteção metálica que protege a parte superior da platibanda. A norma ABNT NBR 6118:2014 recomenda proteções como critério de durabilidade nas estruturas. É normalmente feito de alumínio pela flexibilidade e durabilidade, e vem de fábrica com características que atendem a essa norma.

O que é um telhado platibanda?

A platibanda é uma espécie de mureta vertical como se fosse um prolongamento das paredes da casa que esconde o telhado, colocada ao redor de toda fachada. Quando você olha para uma casa e vê uma parede uniforme e reta do teto ao chão, a parte superior tem o acabamento com platibanda.

O que sai mais barato telhado embutido ou normal?

Qual é mais barato: telhado aparente ou embutido? O custo vai depender bastante do tipo de projeto a ser executado. Mas, de forma geral, o telhado embutido leva vantagem em relação ao telhado aparente.

Quais as desvantagens do telhado embutido?

Desvantagens

  • Demanda bastante tempo de execução.
  • O custo final é mais alto, pois gasta muita madeira, demanda tempo e outros materiais.
  • Requer o uso de calha no final da telha para evitar as famosas goteiras que poderão umedecer as paredes.

Qual o telhado que deixa o ambiente mais fresco?

O barro é um material que conduz menos o calor do que os demais e é largamente utilizado pelo Brasil afora. Proporcionam ótima barreira térmica mantendo o ambiente interno mais fresco que o meio externo. É mais eficiente nesse sentido do que telhas de alumínio, aço ou fibrocimento.

Qual o telhado que esquenta mais?

TELHAS TÉRMICAS

Para aqueles que não sabem, esse tipo de telha costuma ser feita de duas chapas metálicas, que podem ser de aço ou alumínio, revestidas internamente por algum tipo de material isolante — esse será o principal responsável por barrar o calor.

Qual telha diminui o calor?

Telha sanduíche

Esse tipo de telha recebe uma camada interna de isopor ou poliuretano. O isopor é um excelente isolante térmico, nesse caso a telha não permite que o calor propague para dentro.

Qual a telha mais resistente à chuva de granizo?

Por incrível que pareça, as telhas de vidro da Prismatic são extremamente resistentes a chuva de granizo, desde que sejam bem aplicadas. Muitos pensam que telhas de vidro são frágeis e quebradiças, mas elas oferecem uma resistência muitas vezes maior do que as telhas de cerâmica.

Qual a telha que deixa o ambiente mais fresco?

Vantagens da telha de cerâmica:

Barreira térmica: evita que a casa esquente ou esfrie demais. Durabilidade e economia.

O que fazer para deixar o telhado mais fresco?

Existem diversas soluções para evitar a alta temperatura nos ambientes, neste texto iremos falar de 4 técnicas.

  1. Manta térmica. Uma delas é retirar as telhas e colocar uma manta térmica entre o madeiramento e as telhas. …
  2. Telha sanduíche. …
  3. Tinta Térmica para Telhado. …
  4. Revestimento Térmico para Telhado.

Qual o telhado que não esquenta muito?

Nesse sentido, as telhas térmicas se destacam; elas apresentam um índice de isolamento térmico de até 95%, podendo gerar uma redução de até 8º graus na temperatura do ambiente interno.

Qual telha aguenta granizo?

Alta resistência

Embora sejam leves, as telhas de fibrocimento são altamente resistentes. Não precisa se preocupar, porque elas suportam tempestades fortes e até mesmo chuva de granizo.

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.