O que diz a Lei 8662?

Qual o principal conceito trazido pela Lei nº 8662 93?

Dentre as determinações da lei, está disposto que para ser Assistente Social é preciso possuir diploma do curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente.
Em cache

Qual a importância da Lei 8662 de 93 para a Assistência Social?

A Lei 8.662/1993, conhecida como a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social, foi um marco histórico na luta pela valorização e reconhecimento dessas/es profissionais, que desempenham um papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Qual o objetivo da Lei de regulamentação do Serviço Social?

"Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil" (Brasil, 1993.
Em cache

Quais as leis que o assistente social precisa saber?

Leis Ordinárias

Lei nº 8.742/1993- Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) – Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Lei nº 10.836/2004 – Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências. Lei nº 11.162/2005 – Institui o Dia Nacional da Assistência Social.

Como referenciar a lei 8662?

REFERENCIAS: BRASIL. Código de Ética profissional do/a Assistente Social. Lei 8662/93 de regulamentação da profissional.

Qual a importância da lei de regulamentação da profissão?

A regulamentação define legalmente o exercício da função, bem como os requisitos, as competências e as habilidades que o profissional deve ter para exercer tal atividade. As leis tratam da jornada de trabalho, das atribuições, área de atuação, formação exigida e outras definições profissionais.

Quais são os 5 códigos de ética?

Ética Profissional

  • Competência;
  • Honestidade;
  • Tratamento imparcial profissional;
  • Respeito;
  • Sigilo.

Quais são os cinco princípios éticos do Serviço Social?

O CE/93 indica princípios fundamentais a serem apreendidos pelos profissionais, e, destacam-se como princípios fundamentais: o reconhecimento da liberdade, a defesa aos direitos humanos, ampliação e consolidação da cidadania, a democracia, favorecimento da equidade e justiça social, a eliminação de todos os tipos de …

O que diz o artigo 4 do Código de Ética do assistente social?

Constituem competências do Assistente Social: I – elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II – elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de …

Qual é o Código de Ética do Serviço Social?

Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. – 10ª. ed.

Qual o poder do assistente social?

As atribuições do assistente social estão diretamente ligadas a questões de saúde, educação e direitos humanos. Esse profissional é responsável por assegurar o bem-estar de indivíduos e grupos. Seja no âmbito físico, psicológico ou social.

O que acontece quando uma profissão não é regulamentada?

Quando a carreira não tem uma legislação específica, no aspecto da exigência de formação ou das condições de trabalho e remuneração, essa profissão é considerada não regulamentada. Para estas, diferentemente das profissões regulamentadas, não existe um conselho que fiscaliza e ampara os profissionais.

Quais são as profissões não regulamentadas?

Jornalista, artista, corretor de seguros, publicitário, atuário, arquivista e técnico de arquivo, radialista, estatístico, sociólogo, secretário e até guardador e lavador autônomo de veículos automotores são as profissões para as quais o registro junto às Superintendências Regionais de Trabalho não será mais exigido.

Quais são os 7 princípios éticos?

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações …

Quais são os 4 princípios da ética profissional?

Os princípios são autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

Quais os 4 princípios éticos?

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

Qual é o valor do salário de um assistente social?

“O assistente social ainda não tem um salário unificado no Brasil”, diz o autor, deputado Zé Vitor (PL-MG). Segundo ele, pesquisas na internet revelaram que a remuneração poderia variar de R$ 1.485 a R$ 3.586 em fevereiro de 2021.

O que defende o assistente social?

O papel principal do assistente social é combater as injustiças e garantir que a população tenha acesso aos seus direitos. Realmente é muito emocionante exercer uma profissão tão importante para as pessoas, principalmente as que estão em vulnerabilidade social.

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.